A E.E. "Profº Galdino Moreira" - Guarujá - SP, desenvolveu junto aos seus alunos do Ensino Fundamental I, atividades educacionais inseridas no programa "A Saúde Bucal" , sendo este, uma parceria entre CROSP e CENP. Tais atividades foram desenvolvidas pelas Profªs Ana Cristina C. S. Dumas, Laudelina L. de Oliveira, Margareth R. D. Bertocco e Elizabeth L. da Silva, sob coordenação das gestoras Profª Coordenadora Débora Sant' Anna e Diretora Angela Maria S. P. S. dos Santos. O objetivo principal das atividades, além da participação no programa, foi incentivar a constante higienização bucal, valorizando a importância de tal atitude para que, futuramente, tornem-se adultos saudáveis. Desenvolveram-se as seguintes ações, a saber: "ELABORAÇÃO DE FRASES", permitindo aos alunos exporem suas ideias a cerca do assunto, como por exemplo, dos alunos Gabriel M. Gois (3ª série "E") - "SORRISO ABERTO, PORTAS ABERTAS" e da aluna Taize da Silva Pereira (4ª série "F") - "PARA SE TER UMA VIDA SAUDÁVEL, É PRECISO MANTER A HIGIENE BUCAL"; "CONFECÇÃO DE CARTAZES", intitulados como "A IMPORTÂNCIA DO SORRISO" e que permitiram a divulgação aos demais integrantes do ambiente escolares, tendo sido estes, desenvolvidos pelos alunos Beatriz G. Araújo (2ª série "D") e Ana Cristina C. Santos (2ª série "B").
Trata-se de um espaço virtual interativo de apoio aos professores de BIOLOGIA e CIÊNCIAS, como também, para divulgar projetos e atividades escolares referentes às temáticas "Meio Ambiente" e "Saúde".
Número total de visualizações de páginas
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
" A SAÚDE BUCAL"
A E.E. "Profº Diniz Martins" - Guarujá - SP, registrou sua participação no programa "A Saúde Bucal" , sendo este, uma parceria entre CROSP e CENP. Além da participação em eventos que estimulem o protagonismo dos alunos, o objetivo principal de tais atividades foi de ressaltar a importância dos cuidados necessários com a higienização bucal, promovendo-se a prevenção da saúde. Os alunos da Unidade Escolar, sob orientação das Professoras Andréia Louredo Lopes(Língua Portuguesa) e Ana Cláudia Almeida Ferreira (Ciências) desenvolveram diferentes "JOGOS EDUCATIVOS" , como por exemplo, o "Jogo Odontológico" , criado pela aluna Bianca Pereira da Silva (7ª "A"), a "Corrida Dentária", criado pelo aluno Jardel Ramos de Paiva e colegas (7ª "A") e "Perfil Bucal", criado pelos alunos Vitória de Barros, Rafael Marinho de Oliveira e demais colegas da sala.
" A SAÚDE BUCAL"
A EE "Profº José da Costa" - Cubatão - SP, desenvolveu atividades referentes ao programa "A Saúde Bucal" , sendo este, uma parceria entre CROSP e CENP. Além da participação em eventos que estimulem o protagonismo dos alunos, o objetivo principal de tais atividades foi de ressaltar a importância dos cuidados necessários com a higienização bucal, promovendo-se a prevenção da saúde. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se o "JOGO EDUCATIVO" denominado "A Importância da Saúde Bucal para a Saúde Geral", cujas regras foram criadas pelos alunas Bárbara C. Rodrigues, Krislaine S. da Cunha e Jaíne S. Freitas (8ªs B2 e B3), sob orientação da Profª Elizângela Souza Lima e a "POESIA" intitulada como "Solução", elaborada pela aluna Bianca da S. Barbosa (6ª série) e orientada pela Profª Alice Aparecida de Oliveira.
"A SAÚDE BUCAL"
A EE "Profª Philomena Cardoso de Oliveira" - Guarujá - SP, desenvolveu junto aos seus alunos do Ensino Fundamental I, incluindo, 3ª séries - PIC "D" e "E", diversas atividades educacionais inseridas no programa "A Saúde Bucal" , sendo este, uma parceria entre CROSP e CENP. Tais atividades foram desenvolvidas pelas Profªs Sandra Helena B. Antunes, Vanda do Carmo L. Oliveira, Maria Helena, Maria da Conceição, Franscisca Alves, Waldelice, Adriana, Sueli e Miris, sob coordenação das gestoras P.C. Ayr Quaglio e Diretora Evelyn Barreiros. O objetivo principal das atividades, além da participação no programa, foi incentivar a constante higienização bucal, valorizando a importância de tal atitude para que, futuramente, tornem-se adultos saudáveis. Dentre as ações desenvolvidas, foram realizadas "PALESTRAS" proferidas pelos próprios alunos, que contaram com o apoio de suas respectivas Professoras; "ELABORAÇÃO DE FRASES", permitindo aos alunos exporem suas ideias a cerca do assunto e "CONFECÇÃO DE CARTAZES" que permitam a divulgação aos demais integrantes do ambiente escolar.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Projeto "SEMEANDO PARA A VIDA"
A EE "Pastor Jaconias Leite da Silva" - Guarujá - SP, realizou em 13 de novembro de 2009, um evento socioambiental em parceria com a E.M.E.I. “Guilherme Furlani Junior” e E.M. “Giusfredo Santini”, além da O.N.G. “Ocean Futures Society do Brasil” – Embaixadores do Meio Ambiente” , localizados no mesmo município. Houve a participação dos gestores e alunos das escolas envolvidas, abrangendo os Ensinos Fundamental, Médio e EJA. Como convidados a prestigiarem tal atividade, contou-se com a presença da Diretora da ONG, da Coordenadora Pedagógica da SEDUC-Guarujá, do Assessor de Gabinete da Prefeita do mesmo município e da PCOP de Biologia da DER-Santos. O projeto foi desenvolvido através do seguinte cronograma: os alunos da Escola Estadual, coordenados pela Professora Rosângela (Geografia/Filosofia), participaram, previamente, de um curso de formação para multiplicadores, onde foram orientados sobre os procedimentos para a confecção de “hortas suspensas”. Tal curso foi ministrado pela ONG ambientalista, tendo sido fornecidos apostilas e CERTIFICAÇÃO aos participantes. Após tal etapa, estabeleceu-se a proposta pedagógica colaborativa, na qual os discentes treinados organizaram-se na E.M.E.I para realizar a prática da confecção das hortas, transmitindo o conhecimento aos alunos de Educação Infantil, EJA e Inclusão. Utilizou-se garrafas PET como vasos, onde foram plantadas sementes e mudas fornecidas pelos pais dos alunos, firmando-se a importância do envolvimento entre comunidade e escola. Ressalta-se que cada aluno participante teve direito a levar o seu vaso para casa.
Finalizando, destaca-se que o comprometimento da E.E. “Pastor Jaconias Leite da Silva” em cumprir com os princípios propostos pelo Currículo Oficial do Estado de São Paulo, como por exemplo, uma “Educação à Altura dos Desafios Contemporâneos”, caracterizada pelo uso intensivo do conhecimento, sendo neste caso, para exercer a cidadania e a responsabilidade socioambiental.
" A Saúde Bucal"



A EE "Profª Raquel de Castro Ferreira" - Guarujá - SP, desenvolveu junto aos seus alunos o projeto "Adequação Bucal" inserido no programa "A Saúde Bucal" , sendo este, uma parceria entre CROSP e CENP. Tal projeto foi coordenado pelo Profº Pedro J. F. Mendonça Usai, tendo por objetivo avaliar e identificar a saúde bucal dos alunos, orientando-os quanto a prática da escovação e da conservação de bons hábitos alimentares. Para desenvolver suas atividades, o Profº Coordenador contou ainda com o apoio voluntário do Profº André Luiz Silveira, que exerce também a função de "Profissional Odontológico". Foram realizadas avaliações bucais nos discentes, utilizando-se espátulas de madeira e quando necessário, sugeriu-se o encaminhamento de casos ao Serviço Odontológico Preventivo. Neste projeto, incentivou-se os cuidados necessários com a dentição, gengiva, língua e bons tratos em torno do complexo bucal, promovendo-se a prevenção e, evitando-se a perda dental, através de uma orientação em relação às dúvidas dos alunos quanto aos hábitos saudáveis que devem ser adquiridos nas faixas etárias inseridas em cada nível de ensino da Unidade Escolar.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
"SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS"
A Diretoria de Ensino da Região de Santos realizou em 09 de outubro de 2009 uma ORIENTAÇÃO TÉCNICA referente ao projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, tendo sido coordenada pelas PCOPs Lizandra (biologia), Doroti (filosofia) e Cássia (Escola da Família). Tal evento contou com cerca de 150 participantes, incluindo, Diretores, Professores Coordenadores das Unidades Escolares e de Oficina Pedagógica e Educadores Profissionais do programa “Escola da Família”. Em relação à programação do evento, ocorreram quatro palestras com os seguintes temas, a saber: “Bullying” (proferida pelas Pedagogas Susanna Artonov e Maria de Lourdes Cordeiro – SEDUC, Santos); Programa "PREVENIR” (proferida pelo Diretor Técnico Dr. Márcio e pela Coordenadora Rose Teixeira – CEAMA, Santos); Projeto “SPE” e “Enquete – Saúde e Prevenção nas Escolas” (proferidas pela PCOP Lizandra) Vale ressaltar que tal enquete contém questões referentes a todos os assuntos abordados pelos materiais didáticos e foi elaborada como estratégia “diagnóstica” e “avaliatória” que demonstre a importância desse projeto em sala de aula. Após o término das atividades, os gestores retiraram o KIT fornecido para cada escola, para que pudessem implementar nas mesmas diversas ações que permitam atingir os objetivos nele sugeridos.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
"ÁGUA - SABENDO USAR NINGUÉM FICA SEM"


Trata-se de um projeto desenvolvido pela EE "Emílio Justo" - Santos, em parceria com a ONG "BioTAV", com os objetivos de sensibilizar, conscientizar e estimular os alunos a participarem de iniciativas socioambientais, tornando-os agentes críticos, capazes de se reconhecerem como integrantes responsáveis pela conservação e preservação do meio ambiente. Estabeleceram como público-alvo, os alunos do Ensino Fundamental I e II da Unidade Escolar. Dentre as atividades realizadas, ocorreram palestras ministradas pelos integrantes da ONG e explanação de contos referentes ao tema "ÁGUA", roda de debate, confecção de painéis educativos utilizando panfletos informativos (como por exemplo, os que são fornecidos pela SABESP, etc.). Segundo relato da equipe docente e dos responsáveis pela ONG "BioTAV", tal projeto contribuiu com as propostas presentes no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, tendo sido observado bastante empenho e aceitação dos discentes participantes.
E.E. "Emílio Justo": e909816a@see.sp.gov.br
ONG BioTAV: (biotav@gmail.com)
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
"MUTIRÃO DE LIMPEZA DO RIO DO PEIXE"



Trata-se de um projeto desenvolvido pela EE "Pastor Jaconias Leite da Silva" - Guarujá, tendo por objetivos principais, a preservação do manguezal, rios, praias e natureza como um todo, estimular nos alunos o exercício de cidadania e intercâmbio cultural com outras escolas, sendo neste caso, a UME "Barão do Rio Branco"- Santos. Equipe gestora, professores, alunos e comunidade local participaram desse projeto, assim como, diversas parcerias, a saber: Colônia dos Pescadores, P.M.G., Associação dos Moradores e Pastoral da Criança do Bairro, DOW Brasil Sudeste e ONG ADELG. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se: aulas expositivas com os professores referentes ao tema"Meio Ambiente", limpeza dos rios, praias e manguezais, conscientização ambiental da comunidade local e elaboração de cartazes informativos e oficinas de aproveitamento de alimentos e artesanato com reciclagem. Segundo relato das equipes gestora e docente, tais atividades contribuíram para o enriquecimento do currículo escolar, tendo sido observado, bastante empenho e interação por parte dos alunos.
EE "Pastor Jaconias Leite da Silva": e903073a@see.sp.gov.br
Subscrever:
Mensagens (Atom)