Com o objetivo de contribuir com uma maior aproximação da Universidade com as escolas da Rede Pública Estadual de São Paulo, o Curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Santos em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Santos, oferece no dia 7 de junho o II Workshop de Biologia – Ecossistemas Costeiros em Sala de Aula, abrangendo os temas Ecossistemas e Botânica. Para tal evento, convocou-se UM PROFESSOR DE BIOLOGIA de cada Unidade Escolar.
Programação
Data: 07 de junho de 2011
Local: Universidade Católica de Santos, Campus Dom Idílio José Soares, Av. Conselheiro Nébias, 300 - Vila Mathias, Santos.
8h30m-10h15m
Palestra: Ecossistemas do Litoral de São Paulo: uma visão integradora.
Ministrante: Prof. Dr. Ronaldo Bastos Francini.
Local: Auditório 213.
10h30m- 12h30m
Oficina 1: Fauna e Flora do Manguezal.
Apresentação: Reconhecer os diferentes grupos de seres vivos presentes nos manguezais da Baixada Santista.
Ministrantes: Profª. Ms. Amélia Cristina Elias da Ponte, Prof. Ms. Mário de Oliveira Silva, Profª Ms. Rossana Helena Pitta Virga.
Local: Laboratório de Zoologia.
14h00-18h00
Oficina 2: Angiospermas e sua Aplicação na Gastronomia.
Apresentação: Caracterizar sob o aspecto morfofisiológico os representantes da Divisão Angiospermae e reconhecer os representantes das angiospermas utilizados na cozinha brasileira.
Ministrantes: Profª Ms. Amélia Cristina Elias da Ponte, Profª Dra. Maria Luiza Domingues Villar, Profª Ms. Sílvia Maria Castex Aly Claro e Chef Rodrigo Anunciatto.
Local: Laboratório de Botânica.
OBS: Será necessário que o Professor leve um AVENTAL DE LABORATÓRIO (manga longa), sendo este, um procedimento adequado às aulas em tal espaço físico, como também, uma CÓPIA DO HOLLERITH.
Ao ter a oportunidade de participar de mais um workshop, desta vez na minha área de atuação,gostei muito, pois me proporcionou utilizar outros meios para trabalhar em sala de aula. Fiquei feliz pois pude conversar com professores de outras unidades escolares e por rever meus metres de Faculdade. Utilizar a nossa culinária e trabalhar com as Angiospermas foi muito gratificante. Promover encontros com alunos de nossas Unidades Escolares além de tirar o aluno da sala de aula, eles vão ter uma outras perspectiva de vida ao entender na prática a importância de qualquer ecossistema, não só o mangue, mas é ele que recebe maus tratos da população, por vezes desenformada,e não podemos perder a oportunidade de informar nossos alunos, que passarão esta informação para dentro de casa e na vizinhança. Precisamos conscientizar a população da baixada sobre a vida no mangue e de como ele é importante para as espécies que nos alimentam, entre outras.
ResponderEliminar